Com a chegada do verão, sempre há maior demanda por energia, e as concessionárias, antes desse período, realizam revisões nas redes elétricas, prevendo as cargas necessárias para suprir a necessidade dos clientes. No entanto, os consumidores também devem fazer a sua parte, ao adquirir aparelhos que utilizam muita energia, por exemplo, ar-condicionado e chuveiro elétrico, devem buscar comprar aparelhos mais eficientes e verificar se há a necessidade de aumentar a carga de energia da residência ou do estabelecimento comercial para que esses eletrodomésticos possam ser utilizados ao mesmo tempo sem comprometer a rede elétrica, evitando curto-circuito e risco de incêndio, isso pode ser verificado consultando a concessionária de sua região.
Mas o que é o Aumento de Carga?
É a alteração para a carga de energia necessária para atender às demandas energéticas de uma residência ou estabelecimento comercial, dependendo da quantidade de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e outros equipamentos. Além disso, dependendo do caso, pode ocorrer alteração no padrão de entrada, reinstalação do medidor e preparação da rede elétrica. Um dos casos atípicos, mas que podem ocorrer, é quando é necessário mudar o padrão de força de monofásico para trifásico.
E é interessante afirmar que não adianta trocar apenas o quadro dos disjuntores, que servem de proteção e desarmam quando há sobrecarga, quando, por exemplo, o ar-condicionado e o chuveiro são ligados ao mesmo tempo.
É necessário um procedimento “burocrático” junto à concessionária, planta elétrica do imóvel, requisições por escrito, além de outros trâmites que uma empresa (júnior) de confiança poderá orientá-lo.
Antes de solicitar Alteração de Carga, solicite a visita de uma empresa júnior com conhecimento específico nesses tipos de instalações elétricas para que o consumidor entenda o passo a passo do que será executado.